Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Caos na segurança e um prêmio em Nova York

Em meio ao caos na segurança pública, o governador do estado, Simão Jatene, pede licença mais uma vez e viaja para os Estados Unidos, a propósito de receber prêmio pela excelente qualidade da educação. Como sempre, Jatene se abstém de resolver as questões mais pungentes do estado, relegando-as a seus auxiliares.

Na última sexta feira, soldados, cabos e sargentos da PM, bloquearam o trânsito na rodovia BR 316, em Ananindeua, fechando o acesso à capital por horas, causando engarrafamentos kilométricos, atrapalhando a vida de todos que moram e trabalham na região metropolitana. O motivo da rebelião foi o aumento de 110% que será dado somente aos oficiais da corporação, restando aos praças apenas aumento de 10%.

Jatene tem na segurança pública sua maior prova de incompetência. O aumento das violência é evidente na grande quantidade de homicídios, sequestros e assaltos a mão armada, apesar da estatísticas oficiais. Crimes contra os direitos humanos, como no caso da menor mantida presa em cela comum em Chaves e o mais recente, em que uma jovem de 17 anos foi estuprada no banheiro de uma delegacia de Marabá e novamente estuprada enquanto mantida em cárcere privado por um investigador em um hotel, que em meu governo foram combatidos duramente, seguem acontecendo como se nada tivesse acontecido. Denúncias de corrupção vêm à tona enquanto altos funcionários da Secretaria de Segurança são condenados à prisão por improbidade administrativa.

O programa Pró Paz, menina dos olhos do governador, coordenado por sua filha, segue gastando bilhões de reais sem que seus resultados sejam sentidos pela população. Ao mesmo tempo, o programa de segurança comunitária é condenado ao esquecimento e recursos destinados à formação de policiais e agentes comunitários são devolvidos ao Ministério da Justiça. Num quadro em que policiais tombam frente aos criminosos toda semana.

Mas Jatene segue sem tomar ciência de nada. Nos EUA, recebe um prêmio pela excelente qualidade da educação. Um prêmio pago, como revela o deputado Parsifal em seu blog. De lá deve estar imaginando que a população vai cair em mais uma estratégia de marketing e acreditar que tudo segue as mil maravilhas. Alguém precisa dizer ao lorota que mentira tem perna curta. Outubro está vindo aí.

----------------------------

Ps. Depois do texto escrito, soube que ele cancelou a viagem. Vai ficar no Pará. Agora, se vai resolver o problema dos praças, tenho cá minhas dúvidas....

Um comentário:

radiocunha disse...

Sinceramente que não entendo este tipo de premiação. As escolas estão caindo aos pedaços, cheias de goteiras, fiações elétricas expostas, banheiros inservíveis, faltam merenda escolar, segurança para alunos, professores e funcionários que diariamente são assaltados. Vivemos em um estado de fantasia, com as propagandas pagas com nosso dinheiro aos irmãos maioranas e vem o governador com essa "estorinha" de prêmio pela excelência qualidade do ensino em nosso estado. É tipo aquela máxima de mentir 1000 vezes até colar e o povinho acreditar e pensar que é verdade.