Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Projeto Alvorada: quando saneamento no Pará virou caso de polícia

O Ranking do Saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil mostra novamente o Pará em péssima situação. Entre as 100 cidades pesquisadas, Ananindeua é a última da lista. Belém, na 96ª posição e Santarém, na 99ª, deixam a situação mais precária.

Nos veículos de comunicação bem remunerados a serviço do governo, representantes da Cosanpa tiram o corpo fora. O governador Jatene, se ouvido, também faria de conta que não é com ele. Mas a história não é bem essa.

O Projeto Alvorada foi criado no ano de 2001 para levar, em uma de suas modalidades, saneamento básico e abastecimento de água para 50 municípios do estado com IDH inferior a 0,5. Os contratos foram assinados com o Governo do Estado em 2002. Em 2005, auditorias do TCU e da FUNASA detectaram que as obras estavam paradas há dois anos.

Entre as irregularidades encontradas estão a falta de fiscalização das obras; má qualidade dos serviços executados, levando a uma deterioração precoce das melhorias; paralisação das obras ocasionada por problemas relativos à desapropriação de áreas necessárias à implantação do projeto, o que poderia ter sido evitado com uma melhor organização das atividades; reprovação das contas dos convênios; diferenças de preços do mesmo produto na mesma época na execução do programa; entre outras. Os prejuízos aos cofres públicos chegou a 41 milhões de reais, em valores da época. Em valores atualizados pelo IGPM, o rombo ultrapassa os 100 milhões de reais.

O ex-secretário de desenvolvimento urbano de Jatene, Paulo Elcídio, foi indiciado em 5 ações por improbidade administrativa na Justiça Federal, em função das irregularidades denunciadas.

O resultado disso tudo é o que vemos hoje: saneamento básico praticamente inexistente nas grandes cidades do Pará.

Numa próxima postagem comentarei como tratamos a questão do saneamento em nosso governo e o que Jatene está fazendo - ou deixou de fazer - com essas ações.





O projeto Alvorada, se corretamente executado, levaria a uma grande melhoria nos indicadores de saúde e saneamento no Estado do Pará.
 

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Governadora, Por luta pelo seu povo Paraense e pelo seu Estado, fiscalizando e monstrado a verdade atraves do seu blog senhora e 10......Dudu de Brasilia

Anônimo disse...

Já está na hora desse desgovernador começar a trabalhar e parar de tanta vadiagem em pescarias. Aqui em Almeirim, as obras do estado caminham como um bicho-preguiça, que deveria ser a marca oficial desse desgoverno podre, com todo o respeito ao animal silvestre, visto a lentidão ser sua característica natural, já o simão-preguiça é outra coisa.