Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pesquisa encomendada pelo PSDB também aponta vitória de Dilma no 1º turno

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pelo PSDB corrobora os levantamentos recentes de Datafolha e Ibope que apontam a presidente Dilma Rousseff como franca favorita à vitória em 2014. Em todos os cenários, a presidente venceria a eleição no primeiro turno.

De acordo com os dados, publicados pelo colunista Ilimar Franco em seu blog em O Globo, na pesquisa Sensus, Dilma venceria a eleição com 40,2% das intenções de voto, enquanto o senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB, teria 18% e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ficaria com 10,6%.

Nesse cenário, 31,3% dos ouvidos "Não Sabem", "Não Responderam" ou disseram que votariam "Branco" ou "Nulo". O Instituto Sensus fez 2.000 entrevistas em 24 Estados, entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro é de 2,2%.

Marina e Serra

As intenções de voto de Dilma caem quando Marina é considerada no lugar de Eduardo Campos, mas não o bastante para evitar uma vitória no primeiro turno, indica a pesquisa Sensus. Dilma teria 38,2% das intenções de voto, seguida por Marina Silva, com 18,4%, e Aécio, com 17,8%. Nesse cenário, 25,8% dos entrevistados "Não Sabem", "Não Responderam" ou disseram que votariam "Branco" ou "Nulo".

Quando Aécio é substituído pelo ex-governador José Serra, as intenções de voto para Dilma permanecem praticamente as mesmas (38,8%). Nesse cenário, Serra aparece em segundo, com 18,6%, seguido por Campos, com 13,3%. O quadro de indecisos teria uma variação de quatro pontos percentuais, ficando em 29,4%.

Mesmo quando Serra e Marina são os adversários da oposição, Dilma permanece como favorita no primeiro turno, com 38,2% das intenções de voto. Serra aparece na sequência, com 18,3%, e Marina Silva teria 18%. Outros 25,6% disseram que "Não Sabem", "Não Responderam" ou que votariam "Branco" ou "Nulo".

No caso de um segundo turno entre os candidatos de PT e PSDB, Dilma teria 45,2% e Aécio, 27%. Na condição de que ambos tenham o mesmo nível de conhecimento público, contudo, a disputa seria mais apertada, com a presidente tendo 41,7% e Aécio com 30,2% — além de 28,1% de indecisos.

Nenhum comentário: