Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ibope: Dilma abre vantagem de 22% e venceria no primeiro turno

De O Globo

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff (PT) recuperou parte da intenção de voto que tinha antes dos protestos de junho e venceria hoje a disputa presidencial no primeiro turno, segundo pesquisa Ibope encomenda pela jornal “O Estado de S. Paulo”, apesar da alta taxa de indecisos. O quadro se mantém praticamente o mesmo nos dois cenários testados: com Aécio Neves ou com José Serra como candidato do PSDB.

Com Aécio na disputa, a petista passou de 30% para 38% das intenções de voto em relação ao levantamento realizado em julho, abrindo 22 pontos de vantagem sobre a ex-senadora Marina Silva (Rede), que caiu de 22% para 16%. O tucano oscilou de 13% para 11%. E Eduardo Campos (PSB) foi de 5% para 4% na pesquisa realizada entre os dias 12 e 16 de setembro com 2.002 eleitores por todo o país. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

A taxa de eleitores sem candidato é alta: 31%, sendo que 15% declaram votar em branco ou nulo e 16% não sabem quem eleger.

No cenário com Serra, testado pela primeira vez pelo Ibope, Dilma tem 37%, contra 16% de Marina, 12% de Serra e 4% de Campos. Com esses candidatos, o número de eleitores sem candidato é de 30% (15% votam em branco ou nulo e 16% não sabem).

Apesar da recuperação, Dilma ainda tem uma intenção de voto inferior à registrada antes das manifestações de junho. Na pesquisa realizada em março, a petista tinha 58% das intenções de voto.

O Ibope também testou simulações de segundo turno. Contra Marina, a vantagem da presidente é de 43% a 26%. No levantamento de julho, chegou a ser registrado empate entre elas, com vantagem de 35% a 34% para a petista.

Nenhum comentário: