Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

É hoje: no dia dos bancários, sindicato promove debate sobre o sistema financeiro

Parabéns a todos os colegas bancários do Banco do Brasil e das demais instituições públicas e privadas. Organizados, ajudamos a mudar a história do nosso país em muitos momentos. No nosso dia, vamos refletir sobre nosso papel na sociedade e como ajudamos a mudança a continuar.

Um beijo no coração de todos e todas!

-----------------------------------------------
Do site do Sindicato dos Bancários do Pará

Hoje, 28 de agosto, é Dia do Bancário e da Bancária. A data foi criada há 62 anos para homenagear a única categoria que possui convenção coletiva nacional e serve de referência para outros trabalhadores e trabalhadoras no país.

A categoria bancária tem um histórico de lutas e conquistas exemplar: vale-alimentação e refeição, jornada de seis horas, auxílio-creche/babá, licença-maternidade de seis meses, isenção de imposto de renda na PLR, participação na história política do país; e todo ano busca melhorar ainda mais os salários e condições de trabalho através de mobilizações, paralisações e greves.

As reivindicações da classe são construídas pensando também nos clientes e usuários, tanto é que uma das bandeiras de luta da categoria bancária é a regulamentação do Sistema Financeiro Nacional, de forma a fazer valer o que está escrito no artigo 192, da Constituição Federal – “o sistema financeiro nacional deve ser estruturado para promover o desenvolvimento equilibrado do país e servir aos interesses da coletividade”.

Para discutir os mecanismos de luta e as sugestões das entidades sindicais em prol de um novo Sistema Financeiro, o Sindicato dos Bancários do Pará realiza no Dia do Bancário um importante debate sobre o assunto.

“O maior problema do sistema financeiro é a sua defasagem natural. Criado por uma lei de 1964, esse sistema hoje, quase 50 anos depois, não representa mais a vontade dos trabalhadores, trabalhadoras e da sociedade brasileira em geral. A solução, então, é aprovar uma nova lei que regule a estrutura do sistema financeiro de acordo com o que dispõe o artigo 192 da Constituição Federal. Convidamos todos s bancários e bancárias para participarem desta homenagem que faz parte da Semana do Bancário. Além do debate, teremos coquetel com música ao vivo para todos os participantes. Uma ótima oportunidade para reunir colegas de trabalho num espaço destinado exclusivamente para a categoria do Pará”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Agende-se:

"O Sistema Financeiro Nacional em debate", com coquetel e música ao vivo
Quarta-feira, 28 de agosto, Dia do Bancário, às 18h30
No Complexo Cultural Bancário – Rua 28 de setembro, 1210 – Reduto (entre Doca e Quintino)

Nenhum comentário: