Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CUT: Maior central sindical brasileira comemora 30 anos de lutas e conquistas

28 de agosto de 1983. São Bernardo do Campo, São Paulo. Durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT), cinco mil homens e mulheres, vindos de todas as regiões do país, lotavam o galpão da extinta companhia cinematográfica Vera Cruz e imprimiam um capítulo importante da história. Era fundada naquele momento a maior e mais combativa central sindical do Brasil, e que por muito tempo foi sinônimo de sindicalismo: a Central Única dos Trabalhadores.

A CUT nasceu em momento em que ditadura militar chegava fim. Foram mais de 20 anos de repressão ao movimento dos trabalhadores, de direções sindicais pelegas, falta de democracia, supressão dos direitos constitucionais, perseguição política, repressão, censura e tortura. Porém, no final da década de 1970 e meados dos anos 1980 inicia-se no país um amplo processo de reestruturação da sociedade. 

Neste cenário de profundas transformações políticas, econômicas e culturais, protagonizadas essencialmente pelos movimentos sociais, surge o chamado “novo sindicalismo.

O nascimento da CUT como organização sindical brasileira representa mais do que um instrumento de luta e de representação real da classe trabalhadora, um desafio de dar um caráter permanente à presença organizada de trabalhadores e trabalhadoras na política nacional.

Que sua história de lutas continue por muitos anos, sempre na vanguarda da luta por mudanças sociais, garantis dos direitos dos trabalhadore e  da democracia.

Nenhum comentário: