Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestação em Belém revela insatisfação do povo com Jatene/Zenaldo

Uma das maiores mafestações já vista na última década tomou conta das ruas de Belém no dia de ontem. Mais de 10 mil pessoas tomaram as ruas para pedir a melhoria do transporte urbano, a conclusão do Projeto BRT. Entre outros slogans, ficou também a indignação pela morte de crianças na Santa Casa de Misericórdia. As duas situações são responsabilidade direta da Jatene e Zenaldo. Por ação ou omissão.

Mas o BRT - Bus Rapid Transit, Ônibus de Transporte Rápido em inglês - é arte de Duciomar, dirão alguns. Ledo engano. A projeto que previa a integração do transporte público não só em Belém, mas em toda a região metropolitana, fazia parte do Projeto Ação Metrópole. Em 2010, quando terminou meu mandato, o projeto estava com sua primeira parte concluída, e tinha recursos para a sua continuação para serem aprovados pela Assembléia Legislativa.

Ao assumir o mandato, Jatene ficou enrolando o projeto. Levou quase dois anos para aprovar o empréstimo da JICA - Agência Japonesa de Cooperação Internacional. Nesse meio tempo, Duciomar desmembrou o projeto, reduziu seu alcance a Belém e na surdina fez uma licitação de cartas marcadas, sem ter sequer recursos previstos para sua execução. Ou seja, a omissão de Jatene permitiu que Duciomar, seu antigo e secreto aliado, fizesse esta barbaridade que está atrapalhando a vida das pessoas.

O que é o Ação Metrópole?

O Ação Metrópole é uma solução encontrada pelo poder estadual para reduzir as limitações de quase um século de falta de planejamento no trãnsito da região metropolitana.

O projeto previa a criação de novas vias, a ampliação de capacidade de tráfico em outras, a criação de elevados/viadutos para dar mais fluidez ao deslocamentos dos veículos e finalmente a organização do sistema de transporte coletivo, com a criação do BRT e do Bilhete Único, aumentando sua capacidade, reduzindo o tempo de deslocamento e o custo final para o usuário. O projeto previa também a integração do tranporte terreste e o fluvial, por meio de terminais hidroviários.

Sua primeira etapa foi concluída: a ampliação da Avenida Independência (renomeada para Avenida Centenário), a duplicação da Av. Transmangueirão, a revitalização da Rodovia Arthur Bernardes, a construção dos elevados Gunnar Vingren (ligando Centenário e Júlio César) e Daniel Berg (Júlio César e Pedro Álvares Cabral).

A figura abaixo mostra as etapas do Ação Metrópole e os prazos para sua conclusão. Ao longo da semana, vamos postar aqui no blog mais informações sobre elas e como elas beneficiariam se estivessem sendo cumpridas.




7 comentários:

Anônimo disse...

Ana Julia, por favor pare com isso, nada de politizar a manifestação legitima das pessoas inconformadas com os péssimos serviços públicos e a roubalheira, superfaturamento, sucateamento, falta de vergonha em todos os níveis: Estadual, Municipal ou FEDERAL e todos os poderes, Judiciário, Legislativo e Executivo. Precisamos mudar a forma de tratar a coisa pública, não podemos Politizar!!!

Anônimo disse...

Ana Júlia, por favor seja coerente e pare de pegar carona na manifestação que não tem cunho partidário a manifestação é em apoio as manifestações que estão acontecendo em todo o Brasil que começaram pelo aumento da passagem, mas agora tomam proporções indesejadas principalmente para o governo federal e está sendo muito positiva pra população que cobra que a sua amiga Dilma faça alguma coisa, pra melhorar a saúde e a educação desse país que tá um lixo além de corrupção que é sem tamanho, não queira usar um manifesto popular pra fazer politicagem, por favor respeite o livre direito do povo se expressar e não coloque palavras que não foram ditas ou reivindicações que não foram feitas. Boa Noite

Blog Ana Júlia disse...

Anônimo das 20:16, não sei se você acompanhou a manifestação de segunda feira, mas o foco era a exigência de uma solução para o transporte coletivo em Belém, Essa batata está ardendo na mão de Jatene e Zenaldo, que não levaram a frente as obras do Ação Metrópole e permitiram que vivêssemos esse caos.

Quanto ao "apartidarismo", em nenhum momento reivindiquei a manifestação para meu partido, nem de qualquer outro. Mas que a insatisfação com a dupla tucana é grande, isso é. Lamento se você se incomoda com isso.

Blog Ana Júlia disse...

Anônimo das 11:57, recomendaria a você a leitura do poema "O Anlfabeto Político", de Brecht. Mas como é muito óbvio, recomendo a leitura do post "O radical classe média é uma figura pitoresca" no meu blog. O link é esse: http://anajuliacarepa13.blogspot.com.br/2013/06/o-radical-classe-media-e-uma-figura.html

Anônimo disse...

A televisão mostrou para o Brasil inteiro um boneco com a "cabeça" do PSDB sendo queimado e olha que foi a Globo!

Unknown disse...

O BRT é projeto seu?
Por isso estava todo cheio de erro de projeto, passando por um cano da COSANPA, foi parado várias vezes, etc.
Agora que o mesmo foi refeito vamos dar passos largos ao futuro próspero.

Blog Ana Júlia disse...

Querido Diego Alencar, leia a postagem. O projeto Ação Metrópole foi elaborado em meu governo, e é bem diferente do BRT do Duciomar. Aliás, nem precisa ler. Basta ver as figuras. O que está sendo refeito é adequar o BRT ao Ação Metrópole. Porém, se Jatene não estivesse cochilando na cadeira do governador, não seria preciso refazer.