Pesquisar este blog

sábado, 22 de junho de 2013

Dilma: aproveitar o vigor das manifestações para produzir mais mudanças

Do Blog do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta sexta-feira (21), que o vigor das manifestações deve ser aproveitado para que mais mudanças sejam feitas em benefício da população. Dilma anunciou, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, que vai convidar os governadores e prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos.

“O foco será: primeiro, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo. Segundo, a destinação de 100% do petróleo para a educação. Terceiro, trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS”, anunciou Dilma, que ainda afirmou que ainda vai receber os líderes das manifestações pacíficas, de entidades sindicais e dos movimentos de trabalhadores.

Para Dilma, é necessário oxigenar o “velho sistema político”, e encontrar mecanismos que tornem as instituições mais transparentes, resistentes aos malfeitos e permeáveis à influência da sociedade. Ela ainda reforçou que é um equívoco achar que qualquer país pode prescindir de partidos e do voto popular, que, segundo ela, é a base de qualquer processo democrático.

“Temos de fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle mais abrangentes sobre os seus representantes. Precisamos muito, mas muito mesmo, de formas mais eficazes de combate à corrupção. A Lei de Acesso à Informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos poderes da república e instâncias federativas”, destacou.

Copa

Sobre a disputa da Copa do Mundo, a presidenta Dilma destacou que o dinheiro investido na construção das arenas são fruto de financiamento, que serão pagos pelos proprietários ou pelas empresas que vão operar os estádios. Ela ainda pediu que os atletas e turistas que estão no país para Copa das Confederações sejam bem recebidos, assim como os jogadores brasileiros foram quando disputaram competições em outros países.

“Jamais permitiria que esses recursos saíssem do orçamento público federal, prejudicando setores prioritários como a Saúde e a Educação. Na realidade, nós ampliamos bastante os gastos com Saúde e Educação. E vamos ampliar cada vez mais. Confio que o Congresso nacional aprovará o projeto que apresentei para que todos os royalties do petróleo sejam gastos exclusivamente com a Educação”, reforçou.

Confira no vídeo abaixo:


4 comentários:

Proposta Democrática 13 disse...

É isso, temos que buscar uma inflexão a esquerda do governo Dilma. Minha proposta de agenda minima se concentra em quatro pontos: i) Regulamentação e estabelecimento do Imposto Sobre Grande Fortuna (IGF), o uso será para o "Plano de Reforma Urbana", tendo a "Mobilidade Urbana" o eixo desse plano; ii) Reforma Agrária. Desapropriação de todo latifundio de 3 milhoões de hectares, revertendo estas terras para a reforma agrária; iii)Reforma urbana, centrado em dois aspectos, desapropriação de latifundios urbanos e municipalização do transporte público, os recursos do IGF seriam destinados a isso; iv)Reestatização da Companhia Vale, ponto central para o estado do Pará e para Minas Gerais. Esta empresa, reestatisada, teria papel central para políticas de desenvolvimento localk.

Anônimo disse...

Só papo furado. Bolsa copa prá ministros, apadrinhados e militares, o lula viajando o mundo com nosso dinheiro, perdão de dívidas de ditadores prá empresas financiadoras das campanhas politicas da petezada entrarem com obras, enquanto isso, o povo morrendo na porta de hospitais e passando fome. Chega de enganação.

Blog Ana Júlia disse...

Lula viajando com dinheiro de quem, cara pálida das 20:33? Meu é que não é, não sou dona das empresas que pagam para Lula dar palestras.

Deixe de ser preconceituoso, e procure formular propostas convincentes para um mundo menos mesquinho.

carlos henrique siqueira da silva disse...

Dilma pensa que engana. O PAC da mobilidade serviu pra quê até agora ? Com a copa do mundo o Brasil avançou nada de 2007 pra cá para termos mobilidade de primeiro mundo. Pelo menos Belém ao que parece se safou, apesar de termos perdido a vaga de subsede da copa para Natal por critérios políticos e até por dinheiro como bem comenta o povo do Pará. Todo mundo sabe que a conversa do Teixeira é na base do $$$$$$$$$$$ e muito.