Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Oposição denuncia irregularidades no Sindicato dos Químcos de Barcarena

Oposição do Sindicato dos Químicos de Barcarena denuncia práticas irregulares na eleição da categoria. Confira:
-----------------------

Em respeito aos 214 trabalhadores e trabalhadoras que acreditaram que é possível um Sindicato ético e comprometido com a causa dos trabalhadores, os companheiros que formaram a chapa 2 “valorização e luta” resolveram, em reunião, pedir a intervenção do judiciário na eleição para a direção do Sindicato dos Químicos ocorrida no dia 8 de maio de 2013.

As irregularidades cometidas pelos membros da chapa 1, encabeçada pela atual direção do Sindicato dos Químicos de Barcarena foram gritantes, afronta ao estatuto e o próprio regimento eleitoral. Esclarecemos que a Ação Judicial ajuizada perante a Justiça do Trabalho, a qual foi distribuída para a 2ª Vara do Trabalho de Abaetetuba sob o Nº000927-78.2013.5.08.0125, tem como principal fundamento:

1) a lista de eleitores, além de entregue à Chapa 2 fora do prazo previsto no Regimento Eleitoral e no Estatuto, veio INCOMPLETA;

2) A gravação através de cinegrafista e fotógrafos dentro do local de votação, afrontando diretamente o Regimento Eleitoral;

3) A realização de propaganda irregular com a promessa de cadastramento de eleitor através do sindicato com programas como os que foram divulgados no Informativo distribuído aos companheiros dia 07/05/2013, com o claro intuito de beneficiar a chapa 1, utilizando a máquina administrativa do Sindicato em favor dos apadrinhados.

A Chapa2 acredita no Poder Judiciário independente e capaz de garantir um novo processo eleitoral transparente e verdadeiramente democrático, onde as duas chapas inscritas possam disputar em igualdade de condições, o que infelizmente não foi observado neste processo. 

Práticas anti-sindicais na Hydro Alunorte

Os trabalhadores não escondem sua indignação com a postura adotada pela Hydro Alunorte durante o processo eleitoral, o apoio explícito da empresa à chapa 1 saltou aos olhos, não apenas com os prêmios doados pela empresa à direção do Sindicato para serem sorteados no dia 04 de maio as vésperas da eleição, na festa do trabalhador. 

Outro fato relevante foi a filiação ao Sindicato, no apagar das luzes, de membros da linha de comando, inclusive o gerente de relações trabalhalistas (RT).

O que levou a empresa a jogar no lixo seus valores e seu código de conduta? O que motivou a empresa a deixar de lado suas responsabilidades, como a produção de alumina e segurança do trabalho para tomar partido em uma eleição sindical?
Esperávamos que o novo grupo que assumiu o controle acionário da Alunorte, tivesse uma postura diferente da Vale, e que coibisse estas práticas anti-sindicais que as empresas teimam em praticar no Brasil. O que infelizmente não aconteceu, já que o gerente de relações trabalhistas da empresa trabalhou como garoto propaganda da chapa 1.

Nenhum comentário: