Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

MDS, MDA e Conab anunciam criação de rede de apoio à comercialização da produção de assentamentos

Da Ascom do MDS

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vão criar uma rede de apoio à comercialização da produção dos assentados da reforma agrária. A decisão foi tomada nesta terça-feira (14), durante reunião entre o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, a diretora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/MDS), Denise Kroeff, o presidente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MDA), Carlos Guedes, e o diretor da Conab, Silvio Porto.

A nova rede tem como objetivo ampliar o acesso desse público ao PAA, que vem se consolidado como instrumento de inclusão produtiva e geração de renda e de estímulo à organização entre as famílias agricultoras. Em 2011, segundo dados do MDS, 17 mil famílias de assentados da reforma agrária venderam para o PAA. Em 2012, o número mais que dobrou, aumentando para 37 mil famílias. Com a rede, o governo federal quer ampliar ainda mais essa participação.

Com o PAA, o governo compra os produtos diretamente dos agricultores familiares para manter os estoques públicos de alimentos para serem usados em situações de emergência e para fornecer a entidades socioassistenciais, como creches, comunidades terapêuticas, albergues para a população de rua e asilos.

Nos últimos dois anos, o total investido pelo PAA foi R$ 1,75 bilhão na compra direta de alimentos da agricultura familiar. Em 2013, quando completa dez anos, o PAA vai investir R$ 1,4 bilhão em compras institucionais, atendendo mais de 190 mil agricultores familiares. De acordo com dados do programa, dessas famílias, 47% fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Na segunda-feira (13), no programa Café com a Presidenta, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que o limite do valor para cada agricultor vender para o PAA vai aumentar a partir do próximo Plano Safra da Agricultura Familiar.

Nenhum comentário: