Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O desmonte de uma política pública

As fotos ao lado mostram o demosnte do infocentro do Jardim Sideral, em Belém. Tudo aconteceu, segundo relatos do facebook, no final da semana que passou. O programa, que vem sendo "desidratado" desde janeiro de 2011 pelo desgovernador Jatene, prestava um serviço social importante, pois, além de proporcionar uma inclusão digital positivo  - impedia o uso da rede mundial para pornografia e violência,por exemplo -  proporcionava formação profissional em informática básica e empregava monitores escolhidos na própria comunidade.

O programa Navega Pará tornou-se o maior programa de inclusão digital do país. Antes, o Pará vivia em completa exclusão digital. Criamos uma rede pública e gratuita de comunicação, no coração da Amazônia, que serviu de exemplo para a ação de inclusão digital do governo federal.

Foram criados 160 infocentros em parceria com a sociedade civil em 40 municípios. 46 cidades digitais que possibilitaram a chamada governança eletrônica com serviços pela internet, como consultas sobre documentos e inscrições em concursos. 670 órgãos públicos (federais, estaduais e municipais), como hospitais e delegacia foram interligados, além de 509 escolas com laboratórios de informática conectadas.
O Navega Pará permitiu ao sistema de segurança pública fazer o monitoramento por câmeras de vídeo em diversos pontos do Estado, detectando, em tempo real, quaisquer anormalidades.
Além, é claro, das Áreas de Livre Acesso à Internet. 115 delas foram criadas, 55 em Santarém e 20 em Belém. A mais conhecida funcionava na Estação das Docas, mas a orla de Santarém e a Praça em frente à Igreja de São Benedito, em Bragança, foram ponto muito usados.

Infelizmente, mais uma política que beneficiava o povo do Pará está sendo abandonada.






m

2 comentários:

Eugenio Duarte disse...

Os tucanos são contra porque os cidadãos passam a ter acesso a internet, onde encontram informações que destroem a imagem deles, construidas pela imprensa comprometida com o governo, O Liberal e RBATV (rádios, jornais, tvs) comandadas por duas famílias os Maioranas e os Barbalhos, que comem as custas do desgoverno, alugando avião, publicidades, transmissões e outras negociatas...

Anônimo disse...

povo imbecil o nosso.