Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

População invade terreno de estação de tratamento da Cosanpa, em Belém

Mais uma vez, o abandono por parte do desgoverno Jatene pode levar à perdas irreparáveis para a  população da capital. Os recursos para a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto do UNA foram captados dentro do Programa Água para Todos. No total, foram 268,9 milhões de reais para investimento em todo o estado. Somente na capital, seriam 3 estações de Tratamento de Água e 5 de esgoto. Mas, como vocês podem ver na matéria abaixo, tudo ficou parado.

População invade terreno de estação de tratamento da Cosanpa, em Belém

Do G1

Um grupo de 30 famílias voltou a invadir um terreno da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) no bairro da Sacramenta, em Belém, nesta quarta-feira (16). O Batalhão de Choque da Polícia Militar e equipes da Ronda Tática Metropolitana (Rotam), foram acionados para conter a situação no local.

De acordo com um dos responsáveis pelo setor de patrimônio da Cosanpa, José Alcântara, a população reivindica a área há algum tempo, e as tentativas de invasão do local são frequentes. "Seria impossível ceder parte do terreno, porque há planos de ampliação do local", informou. Segundo Alcântara, durante uma das tentativas de invasão, o muro que contorna a estação de tratamento foi quebrado.

Hamilton da Costa é um dos ocupantes que estava no local com a família. Segundo ele, o barraco onde morava há 3 semanas com a esposa, filha, sobrinho e neta, vai ser desmanchado. "Eles deram um prazo até meio-dia pra sair, senão vão levar tudo", conta. Costa afirmou que morava de aluguel em uma casa no bairro da Sacramenta, mas como está desempregado, enfrenta dificuldades para conseguir sustentar a casa.

A PM permaneceu no local até o terreno ser totalmente desocupado. As famílias deixaram o local por volta de meio-dia.

Entenda o caso
A Polícia Militar foi acionada pela direção da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) na última terça-feira (15) para conter uma invasão ao terreno onde está instalada a Estação de Tratamento de Esgoto do Una (ETE Una), na Rodovia Arthur Bernardes, em Belém.

Segundo a Cosanpa, no local funcionam as áreas administrativa e operacional da Estação de Tratamento. Com 34.188.72 m², a área é legalizada, e possui vigilância diurna e noturna

Nenhum comentário: