Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de junho de 2012

Pará perde Roberto Santos

O Pará perdeu um dos seus filhos mais brilhantes. Roberto Araújo de Oliveira Santos, eminente jurista e economista, foi enterrado na manhã de hoje no cemitério Santa Isabel.

Desembargador aposentado do Tribunal Regional doTrabalho da 8ª Região, Roberto Santos se dedicou ao estudo das relações detrabalho, especialmente na Amazônia. Agraciado pelo TRT da 8ª Região, em 2002,com a Ordem do Mérito “Jus et Labor”, no Grau Grã-Cruz.

Professor da Universidade Federal do Pará, escreveu diversos livros, entre eles “História Econômica da Amazônia (1800 – 1920)” e“Amazônia perante o direito: problemas ambientais e trabalhistas”. Roberto Santos era umafigura notável que transitava tanto no mundo jurídico quanto no acadêmico e científico.

Tenho a alegria de compartilhar da amizade da família do Dr. Roberto Santos. Posso dizer que num período da minha vida, convivi muito próximo com estas pessoas maravilhosas. Tenho profundo respeito e admiração por eles, em especial pela Dra. Beth Santos, Diretora do Instituto Evandro Chagas, uma mulher brilhante, que ao lado do Dr Roberto formava um casal de intelectuais e profissionais defensores deste nosso país que se chama Pará e da Amazônia em especial.

Deixo meu abraço carinhoso a toda família do Dr. Roberto Santos, à sua viúva Beth Santos e aos filhos, Roberto, Mônica, Cláudia e Paulo Santos. Aos filhos, que sei sentirem-se honrados do grande homem que foi Roberto Santos, desejo que esta honra sirva de bálsamo no coração saudoso e dolorido, pois sabem que seu pai já se eternizou na obra e no exemplo que deixou para as gerações futuras.

Roberto Santos Vive entre nós. Sem dúvida sua alma se junta à dos justos. Com ele, o céu fica mais iluminado!

Nenhum comentário: