Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Brasil nos deve! | Carta Capital



O Brasil nos deve!

Por Ana Júlia Carepa*

Abundância de recursos naturais e pobreza extrema são a equação que define a Amazônia. Particularmente no Pará, maior província mineral do planeta, transformar riqueza em qualidade de vida é o desafio aos que se propõem a resolver essa questão.

Abundância de recursos naturais e pobreza extrema são a equação que define a Amazônia

Os militares nos impuseram a vocação de exportadores de matéria-prima de baixo valor agregado, o que transforma nossa riqueza em empregos lá fora e reproduz a miséria aqui.

Os tucanos criaram a Lei Kandir, que institucionaliza o calote nos impostos pela exportação de produtos primários. Isso torna o Pará um dos primeiros a assegurar saldo positivo da balança comercial brasileira, mas é o um dos últimos Estados em volume de arrecadação do ICMS (pois nossa produção não é taxada).

A compensação pelas perdas da lei Kandir é insuficiente e falha. O Pará deve ICMS a empresas que recolhem sobre insumos para exportações, e nada é cobrado sobre o que é exportado. A perda acumulada é de R$ 21,5 bilhões entre 1997 e 2010, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

É preciso fazer a reforma tributária, mas o que pode alterar de fato nossa dependência é criar alternativas para transformar os recursos naturais e agregar valor no próprio estado, e com isso criar empregos, gerar renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas....


O Brasil nos deve! | Carta Capital

3 comentários:

Anônimo disse...

Ana,tá na hora de intervires a favor do povo do marajó. a rede celpa quer mudar o traçado do linhão,seuqer permitindo que a rede de cabo de fibra optica chegue em soure(imagine o LPT em lugares longinco das entranhas do marajó); o asfaltamento da PA 154 parou;a Implantação do PEFRON – PELOTÃO DE FRONTEIRAS; A continuidade de uma serie de projetos ligados ao PAC/FUNASA: INCIAR A OBRA DO NOVO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE AGUA DE BREVES; CONCLUSÃO DAS OBRAS DE SISTEMA DE ABASTECIMENTOS DOS OUTROS MUNICÍPIOS ( E AMPLIAÇÃO PARA A ZONA RURAL). IMPLANTAÇÃO DOS 9 POSTOS DO INSS;REFORMA DOS AERODROMOS DOS MUNICPIOS DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA; CHAVES; ANAJÁS; PORTEL; SALVATERRA;MUANÁ E PONTA DE PEDRAS(e iluminação do aeroporto de Breves). E OUTROS E OUTROS E OUTROS. SEM VC, ISSO TUDO PAROU. VEJA COMO PODES CONTRIBUIR PARA A CONTINUIDADE DISSO

Anônimo disse...

quanta alegria ver o povo, sentir falta de quem honrou um dos maiores cargos do estado, saiba ANA JULIA QUE NUNCA DUVIDAMOS DE SUA COMPETENCIA O CASO É QUE NOSSA SEDE DE MUDANÇA ERA TAO ANTICA E DESEJADA QUE ACABAMOS INDO NA CONTRA MÃO, COMPANHEIRA JAMAIS PARTICIPEI DE GREVE PARA TIRA-LA DO PODER POIS SEI QUE NINGUEM FEZ MAIS PELA EDUCAÇÃO CO VC. E O PREÇO QUE ESTAMOS PAGANDO PELA NOSSA IMPRUDWENCIA ESTA AÍ, ATÉ OS PUXA SACO DO JATENE SÃO AMEAÇADOS EM VIRTUDE DA GREVE. NO MAIS PRECISAMOS MUITO DE SUA INICIATIVA EM DEFESA DO ANDAMENTO DE SEUS PROJETOS DE GOVERNO. SEM PALAVRAS.

Diego Von Fritzberg disse...

Fantástica matéria, Parabéns Ana.