Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Campus Parauapebas da UNIFESSPA: mais um passo dado.

O projeto de criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, a UNIFESPA, anda de vento em popa na Câmara Federal. Uma questão que faltava, contudo, está sendo encaminhada. Trata-se da inclusão do campus Paraupebas da UNIFESSPA, que não havia sido retirado do projeto inicial. Por uma articulação do deputado Cláudio Puty e outros deputados federais do Pará, a emenda foi incorporada ao projeto e já conta com a garantia de um parecer favorável do MEC.


Mais um passo foi dado agora. O Reitor da Universidade Federal do Pará, Dr. Carlos Maneschy, se comprometeu a assinar no dia 15 de dezembro deste ano, ato que oficializará a criação de um campus da instituição de ensino superior no município de Parauapebas. A resposta positiva foi dada após uma reunião com Puty, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, e estudantes que defendem a expansão do ensino superior no estado. A Companhia Vale do Rio Doce já disponibilizou R$ 20 milhões para a viabilização do projeto.

Tive a oportunidade de acompanhar os deputados Puty, Beto Faro, Prefeito Darci e vereadores do município em audiência com o Secretário de Ensino Superior do MEC para tratar do assunto.

A criação de mais um Universidade Federal no Estado é um passo importante para a ampliação do ensino superior no Pará e para a verticalização da produção mineral e agropecuária. Juntamente com a UFOPA – cuja criação contou com minha luta constante enquanto governadora – a UFPA, a UFRA e o IFPA, serão 5 centros de ensino superior federais no Pará. Um grande legado deixado para a sociedade paraense pelos governos do PT.

Um comentário:

LUCIBALDO disse...

POR FAVOR PÚBLIQUE SE POSSIVEL A MATERIA EM SEU CONCEITUADO BLOG.

LUCIBALDO FRANCO
ADVOGADO OAB/PA 13.033

SANTANA DO ARAGUAIA

VEREADOR RONDON RESENDE DE SANTANA DO ARAGUAIA E ACUSADO DE FURTO.

Compareceu, no dia 18.11.2011, nas dependências da Delegacia de Santana do Araguaia, os vereadores Magno Miranda, Toninho da Cristalino, Henrique da Farmácia e Glaucione Silva Costa, onde fizeram o Boletim de Ocorrência de nº 00210/2011.000834-7, que relata o furto de varias peças, entre elas o eixo dianteiro completo do ônibus odontológico, de propriedade da Prefeitura Municipal, pelo também vereador Rondon Resende.
Segundo o relatado no BO, o vereador Rondon Resende, teria furtado diversas peças do eixo dianteiro do ônibus do município e teria colocado em seu caminhão caçamba que presta serviços irregularmente para a prefeitura.
Nesta segunda dia 21.11.2011, por volta das 17:30 horas, os vereadores Magno Miranda, Toninho da Cristalino, Henrique da Farmácia e Glaucione Silva Costa receberam denuncia de que o caminhão caçamba de propriedade do vereador Rondon Resende encontrava-se em uma chácara, na zona rural de Santana do Araguaia, sendo desmontado, com a finalidade de devolver no período noturno as peças furtadas, para assim tentar descaracterizar a prática delituosa.
Os referidos vereadores se dirigiram a chácara para apurar a veracidade da denúncia e encontraram no meio do caminho uma camionete s-10 conduzida pelo mecânico de nome Caseara, é em sua carroceria encontrava-se as peças furtados do ônibus odontológico, momento em que os vereadores acionaram a policia militar e a policia conduziu a camionete ate a Delegacia local, onde o mecânico relatou que nada sabia, estava somente trabalhado e que teria recebido ordens para retirar às peças do caminhão do vereador Rondon Resende e devolver no período noturno na garagem da Prefeitura Municipal.
A camionete e as peças furtadas encontram-se apreendidas na delegacia, a disposição da justiça e o Sr. Delegado de Policia Civil Luiz Antônio instaurou inquérito policial para apurar a prático do crime de furto praticado pelo vereador Rondon Resende que tem como vitima o município de Santana do Araguaia, ao qual o vereador acusado jurou fiscalizar.
Na terça-feira, dia 22.11.2011, na sessão ordinária da Câmara Municipal, onde encontra-se o vereador Rondon Resende, que e 1º secretario da casa, o Vereador Glaucione Silva Costa “GAGINHO”, tomou a palavra e relatou o furto praticado pelo Vereador Rondon Resende , e afirmou que a atitude do mesmo envergonha aquela casas de leis, e que iria pedir a abertura de processo de cassação do mandato do ate estão Vereador Rondon Resende.
Rondon, preferiu se manter calado, não apresentando nenhuma justificativa plausível.
O vereador Toninho da Cristalino afirmou que existe provas suficientes e convincentes que evidenciam a pratica do delito de furto do patrimônio público por parte do vereador Rondon e que a Câmara Municipal esta tomando todos as medidas cabíveis.
Segundo o Secretario Geral do PMDB de Santana do Araguaia, o advogado Lucibaldo B. Guimarães Franco, filiados do PMDB de Santana do Araguaia estariam realizado um abaixo-assinado pedindo a expulsão do Vereador Rondon Resende do quadros da legenda.
Se a expulsão se concretizar, o PMDB poderá requerer a justiça eleitoral o mandato do Vereador Rondon Resende, que ficaria ainda impedido de se candidatar nas eleições vindouras.