Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2011

Uma história de luta e solidariedade. Ajude!

Matéria de OLiberal (10/10/2011) serviu de inspiração para a ação solidária.

Tudo começou quando a companheira Vera Paoloni compartilhou no meu mural do Facebook, a matéria que havia sido publicada no Jornal OLIBERAL e  no Amazônia Jornal, do dia 12 de Outubro, o  Dia das Crianças, e foi parar no Facebook através do mural do fotógrafo Tarso Sarraf, quem publicou algumas fotos que tinha feito para a matéria assinada pelo jornalista Denilson D' Almeida, que falava sobre a comovente e exemplar história de vida do pequeno Moisés, uma criança de 10 anos de idade, de família numerosa e muito humilde, moradores do bairro de Águas Lindas, no município de Ananindeua.

A narrativa contou um pouco da vida do garoto que emocionou à mim e várias outras pessoas que puderam ler e se mobilizar para uma ação solidária, proposta e iniciada pela companheira Maria Conceição e Vera Paoloni, através da blogosfera e pelas redes sociais, onde receberam inúmeras notas de apoio e disposição de ajuda e solidariedade para o menino que não tem as duas pernas e um dos braços, mas luta com muita alegria, todo santo dia para fazer valer a vida que Deus lhe deu.

A vida de Moisés, sua mãe Lucinda, seu Lorival, o pai e seus quatros irmãos é uma realidade que nos desafia e provoca várias reações. É uma sensação que rasga o peito, contraí os músculos, faz faltar ar nos pulmões.. 

Imagino que isso aconteça por estarmos de frente com pessoas que sempre tiveram as mais diversas dificuldades e que por isso, impedidos pela carência de muita coisa, muita mesmo, nos faz repensar sobre a condição humana e seus limites, ao mesmo tempo que é um exemplo de esforço, superação e fé.  

Do dia 12 prá cá, já houveram inúmeras postagens em blogs, centenas de mensagens trocadas via emails, twitter, facebook, sem falar da matéria do mesmo jornal que notabilizou-se em colaborar e divulgar nossa ação e nestes 04 dias que se passaram até hoje - depois de uma ação programada pela internet - visitamos o Moisés em sua casa e  conseguimos dar o primeiro, porém fundamental passo para concretizarmos uma ação coletiva e solidária para ajudar Moisés e sua família em seu tratamento e realização de sonhos. Saímos da casa deles felizes por termos feito nada mais do que o necessário, o útil que estabeleceu as bases concretas da ajuda da rede de solidariedade que formou-se em prol do pequeno e grande Moisés. 

A importância de nos juntarmos, não é apenas para fazer caridade, é principalmente fazer com que esta família possa compreender que tem direitos, como o que faz o pequeno Moisés receber um salário mínimo de BPC, (Benefício de Prestação Continuada) da Previdência Social do Governo Federal. A prótese também é um direito garantido pelo SUS, e é para acompanhar isso, e é claro, ajudar também para que a família tenha uma renda melhor e viva com qualidade. 

Moisés, sua família e amiguinhos da rua Belém, em Águas Lindas, Ananindeua-PA.


Gostaria de indicar a leitura da postagem do blog da Vera Paoloni, onde vocês poderão acompanhar melhor, tudo que está sendo feito para ajudarmos de forma concreta, o menino que nos conquistou e que sem dúvidas terá o apoio, cada vez maior de todos que tomarem conhecimentos sobre o seu exemplo de vida.

Nenhum comentário: