Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ESTATUTO DO HOMEM (Ato Institucional Permanente) - Thiago de Mello


      ESTATUTO DO HOMEM    (Ato Institucional Permanente)                                           
      A Carlos Heitor Cony       
      Artigo I    
       Fica decretado que agora vale a verdade.    agora vale a vida,    e de mãos dadas,    marcharemos todos pela vida verdadeira.       
       Artigo II   
      Fica decretado que todos os dias da semana,    inclusive as terças-feiras mais cinzentas,    têm direito a converter-se em manhãs de domingo.       
      Artigo III      
      Fica decretado que, a partir deste instante,    haverá girassóis em todas as janelas,    que os girassóis terão direito    a abrir-se dentro da sombra;    e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro,    abertas para o verde onde cresce a esperança.        
      Artigo IV      
      Fica decretado que o homem    não precisará nunca mais    duvidar do homem.    Que o homem confiará no homem    como a palmeira confia no vento,    como o vento confia no ar,    como o ar confia no campo azul do céu.              
      Parágrafo único:              
      O homem, confiará no homem            como um menino confia em outro menino.        
      Artigo V      
      Fica decretado que os homens    estão livres do jugo da mentira.    Nunca mais será preciso usar    a couraça do silêncio    nem a armadura de palavras.    O homem se sentará à mesa    com seu olhar limpo    porque a verdade passará a ser servida    antes da sobremesa.        
      Artigo VI      
      Fica estabelecida, durante dez séculos,    a prática sonhada pelo profeta Isaías,    e o lobo e o cordeiro pastarão juntos    e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.        
      Artigo VII    
      Por decreto irrevogável fica estabelecido    o reinado permanente da justiça e da claridade,    e a alegria será uma bandeira generosa    para sempre desfraldada na alma do povo.        
      Artigo VIII      
      Fica decretado que a maior dor    sempre foi e será sempre    não poder dar-se amor a quem se ama    e saber que é a água    que dá à planta o milagre da flor.        
      Artigo IX    
      Fica permitido que o pão de cada dia    tenha no homem o sinal de seu suor.    Mas que sobretudo tenha    sempre o quente sabor da ternura.        
      Artigo X    
      Fica permitido a qualquer pessoa,    qualquer hora da vida,    o uso do traje branco.        
      Artigo XI      
      Fica decretado, por definição,    que o homem é um animal que ama    e que por isso é belo,    muito mais belo que a estrela da manhã.        
      Artigo XII      
      Decreta-se que nada será obrigado    nem proibido,    tudo será permitido,    inclusive brincar com os rinocerontes    e caminhar pelas tardes    com uma imensa begônia na lapela.              
      Parágrafo único:              
      Só uma coisa fica proibida:            amar sem amor.        
      Artigo XIII      
      Fica decretado que o dinheiro    não poderá nunca mais comprar    o sol das manhãs vindouras.    Expulso do grande baú do medo,    o dinheiro se transformará em uma espada fraternal    para defender o direito de cantar    e a festa do dia que chegou.        
      Artigo Final.      
      Fica proibido o uso da palavra liberdade,    a qual será suprimida dos dicionários    e do pântano enganoso das bocas.    A partir deste instante    a liberdade será algo vivo e transparente    como um fogo ou um rio,    e a sua morada será sempre    o coração do homem.


      Thiago de Mello
    Santiago do Chile, abril de 1964

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    O MEC tem dinheiro para que a UFPA faça um novo Campus. Porém, Jader e turma querem que seja lá para dentro de Ananindeua -Icuí. Que tal mandar carta para Dilma pedindo para que seja na BR para que todo de Marituba, Santa Isabel, etc tenha chance de concorrer???

    Anônimo disse...

    Poderiam mandar isso para a Dilma,eu nao votei nela,e sei que muita gente tambem nao votou nela.Ja me cansei desses politicos que nao cumprem nada do que falam,quando alguem vai dar um basta nisso?Mas o artigo de Thiago de Mello se fosse colocado em pratica,o mundo melhoraria 100% nao é verdade?Adorei o artigo!