Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

"Gana Perú" triunfa: Ollanta Humala derrota o fujimorismo

Vitória: Ollanta encarna a esperança do povo peruano por um futuro melhor
"Gana Perú" triunfa: Ollanta Humala derrota o fujimorismo


Uma eleição só decidida no último instante, assim Ollanta Humala, nacionalista de centro esquerda, sai-se vitorioso de um pleito, segundo projeções sobre os resultados parciais divulgados, que só se configurou desta maneira por conta da forte campanha contra que sofreu o candidato da coligação "Gana Perú".

A campanha teve ares de "caça as bruxas" na imprensa peruana, com jornalistas demitidos e se demitindo, com destaque para o protesto de Vargas Llosa, que renunciou a uma coluna periódica em um grande jornal peruano por discordar, veementemente, contra a linha editorial vergonhosamente mentirosa. Todos se posicionaram contra uma disputa desigual e escandalosa operacionalizada pela mídia peruana.

Ollanta derrota o atraso que Keiko representava: o fujimorismo.
De agora em diante o vencedor das eleições mais apertadas dos últimos tempos na América do Sul, encarna a esperança por dias melhores do povo peruano.

Acima do post é possível acompanhar os resultados divulgados, em tempo real.

Vargas Llosa: Peru 'derrotou fascismo' e 'salvou a democracia'


O escritor peruano Mario Vargas Llosa afirmou neste domingo que seu país "salvou a democracia" com triunfo na eleição presidencial do candidato nacionalista Ollanta Humala sobre a congressista Keiko Fujimori, segundo as pesquisas provisórias.




"Foi uma derrota do fascismo que salvou a democracia, os peruanos atuaram com responsabilidade, fizeram uma adesão ao sistema de liberdade e de legalidade que queríamos defender, e acho que devemos comemorá-la como uma grande vitória da democracia no Peru", disse o escritor em declarações da Espanha à rádio emissora Cadena Peruana de Notícias.


Humala parece ser o vencedor das eleições presidenciais peruanas, ao ter obtido mais de 5 pontos de vantagem sobre a rival Keiko Fujimori, segundo as primeiros pesquisas de boca de urna realizadas por três empresas pesquisadoras. O prêmio Nobel de Literatura de 2010, que apoiou a candidatura de Humala, considerou que agora "é muito importante que o futuro presidente do Peru dê todos os sinais necessários para reconciliar a família peruana".


Para Vargas Llosa o triunfo de Humala se baseou em seu distanciamento do presidente venezuelano, Hugo Chávez, com o qual se vinculou em 2006, mas do que tomou distância durante esta campanha eleitoral. "Ollanta Humala tem que entender que esta vitória foi graças às classes médias, que acreditaram nele", concluiu. O escritor também disse que a derrota de Keiko Fujimori livrou o Peru "de uma ditadura que foi terrivelmente corrompida e sangrenta".

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezada Ana Júlia, fiquei muito feliz por você ter voltado com seu Blog, pois para nós ele realmente é um grande instrumento de informação e divulgação de ações do nosso partido.
Há uns dias não acessava o seu Blog, pois ele estava desatualizado. Fui eu quem te importunou na Festa de Aniversário do Paulo Rocha, pedindo ao pé do ouvido para você atualizá-lo. Naquele dia percebi que vc não gostou da cobrança. Mas, fazer o quê? Como dizia Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe: "Tú te tornas totalmente responsável por aquilo que cativas. Cativou, disse alguém, laços fortes criou. Responsável é você pelo que cativou". Beijos

Blog Ana Júlia disse...

Obrigada anônimo do dia 7/06, às 21:08.
Talvez eu apenas estivesse preocupada no local e naquele momento.
Mas agora tenho feito um esforço para atualizar o Blog. Venha sempre acessá-lo.