Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ciência e tecnologia a serviço do povo

Na caixinha de comentários do artigo Ciência e Tecnologia em alta no Pará, blogleitor indaga se este INPE é aquele que produz satélites.

A resposta:

Sobre a indagação se se tratava do do mesmo INPE responsável pela produção de satélites brasileiros, quero informar que sim.

Trata-se do nosso Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um dos mais importantes institutos científicos do mundo.

Aqui no Pará, no PCT do Guamá, funcionará o Laboratório de Monitoramento Global das Florestas Tropicais por Satélite que integra Centro Regional da Amazônia (CRA) do INPE.

O INPE aqui conta com uma equipe de 50 funcionários que, a partir da imagem de satélites dedicar-se-á, prioritariamente, à análise do desmatamento em áreas de floresta tropicais em todo o planeta, inclusive na Amazônia; à produção de informações sobre alteração do uso do solo em áreas urbanas; e à formação de recursos humanos.

É uma boa contribuindo para que nós possamos entender melhor as mudanças que ocorrem na Amazônia e planejar de forma mais eficiente a atuação de entes públicos e privados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara Ana Júlia
Na inauguração das instalações do Inpe em Belém
a ausência mais sentida foi a governadora. Entendemos esta ausência decorrente das restrições eleitorais, mas quero aqui demonstrar, em nome do Inpe, o agradecimento pela ação positiva do Governo do Estado do Para que não deixou de envidar esforços para apoiar a emenda ao Ploa que apresentamos e que a bancada do Para acatou integralmente.
O futuro do planeta depende da preservação das florestas tropicais e se depender do Inpe, e em especial o Centro Regional da Amazônia, o trabalho que ora se inicia em Belém terá uma grande probabilidade de ser coroado de sucesso.
Acioli de Olivo
Assessor Parlamentar do Inpe

Blog Ana Júlia disse...

Acioli,

agradeço a visita ao blog e pode ter certeza que, mesmo quando não estou presente nas atividades - por diversas restrições -, o projeto de desenvolvimento sustentável está nas ações e na condução do nosso Estado.

O pará conta com o INPE para auxiliar o nosso planeta e melhorar a qualidade de vida do nosso povo.

Grande abraço e venha mais vezes,