Pesquisar este blog

domingo, 25 de abril de 2010

Oportunidades à juventude do Pará








Estive ontem no Encontro Estadual da Juventude do PT, que se realizou em Belém. Ali, conversei com a juventude e tive a oportunidade de mostrar alguns avanços do nosso governo, voltados especialmente aos jovens do Pará. Eu e o deputado federal Paulo Rocha fomos recebidos com muito carinho pela juventude petista.
Bolsa Trabalho, que está dando oportunidades para o jovem conquistar o mercado de trabalho. Já atendidos 62.300 jovens de 18 a 29 anos, em 92 municípios paraenses que receberam o incentivo financeiro (bolsa) no valor de R$70,00 reais mensais.
• 40.150 jovens foram qualificados, 16.730 jovens já estão empregados com carteira assinada; 633 jovens qualificados já tiveram crédito liberado para iniciarem suas atividades empreendedoras .
• O Projovem Urbano recolocou nas salas de aula 20.300 jovens que estavam sem estudar, em 42 municípios e também o Projovem Prisional está dando ocupação e formação para 300 rapazes e moças que cumprem pena em unidades carcerárias no Estado.
• Casa da Juventude, que é a síntese do que estamos fazendo para apoiar, capacitar e gerar oportunidades aos jovens do Pará.
• Lei da Meia Passagem Intermunicipal, uma reivindicação antiga do movimento estudantil paraense. Agora quem mora longe dos seus locais de estudo, seja do médio, técnico ou superior, tem direito a pagar somente a metade pela tarifa. E temos muita honra em dizer para juventude que vetamos o artigo que limitava o número de assentos nos ônibus para a meia passagem.
• Bolsa talento, que é o auxílio mensal aos jovens com talento para o esporte, mas que precisam de apoio para desenvolvê-lo. Não deixamos de fora também os técnicos e atletas-guia, integrando e dando oportunidade também para aqueles com deficiência física.
• O Bolsa talento tem 125 jovens inscritos e beneficiados, fazendo esportes em 35 modalidades, sendo 10 atletas especiais. Ano que vem vamos chegar a 160 jovens recebendo o apoio para brilhar pelo Pará e pelo Brasil no esporte.
• Escola de Portas Abertas. Nele, a comunidade pode utilizar as instalações e equipamentos da escola, para educação, lazer, cultura, esporte, educação ambiental. Já temos mais de 200 estabelecimentos de ensino engajados no projeto que é feito em parceira com a sociedade;
• política de editais de cultura, que democratizou o acesso aos recursos públicos para esse setor. Hoje quem tem seus projetos pode se inscrever e disputar para conseguir executá-los. E não esquecemos da juventude também: desde 2008, foram lançados 20 editais de cultura, um investimento de R$ 3,2 milhões. Um deles é direcionado para os jovens artistas. (Imagens de Lidiane Martins, da equipe do blog).

Nenhum comentário: