Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de março de 2010

Mais 320 milhões para melhorar o trânsito

Assinei hoje à tarde o Termo de Compromisso que é a porta de entrada para mais R$ 320 milhões do Governo do Japão à 2ª etapa do Projeto Ação Metrópole.

A 2ª etapa significa a implantação do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano e construção de corredores exclusivos para a circulação do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém, que envolve, além da capital, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará.

A aprovação deve estar concluída até o final deste deste mês pra consolidar o empréstimo, assegurou Katsuhiko Haga, chefe da delegação da Jica, Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, na sigla em inglês).

A 1ª etapa, já iniciada com as obras de infraestrutura, vai dar condições para o desenvolvimento da 2ª. O projeto já está em andamento, com a execução do chamado "Corredor Norte", que compreende o prolongamento da Avenida Independência, a revitalização da Rodovia Arthur Bernardes, construção do Elevado na Avenida Júlio César e as obras de compensação ambiental no Parque Ambiental de Belém.

Na 1ª fase também estão previstos o prolongamento da Avenida João Paulo II até a BR-316, a construção de um túnel que ligará a Avenida Perimetral à Almirante Barroso e a duplicação da Avenida Perimetral.

Para a 2ª etapa estão previstas a implantação de corredores exclusivos para o transporte coletivo ao longo da BR-316, Almirante Barroso e Augusto Montenegro, estações (Mangueirão, Águas Lindas e Tapanã) e terminais de integração (Marituba e Icoaraci).

O sistema funcionará com o tráfego de ônibus articulados, com capacidade para 200 passageiros, garantindo a bilhetagem única para os usuários que necessitarem de mais de uma condução para chegar até o seu destino.

Então, como percebe, neste blog você pode ler boas novas!


Nenhum comentário: