Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A voz do povo no Tapanã, em Belém

Ricardo é presidente da Associação Desenvolvimento Sustentável e Solidário do bairro do Tapanã, um bairro de Belém distante do centro da cidade.
Mônica é uma moradora do Tapanã.
Os dois me emocionaram muito hoje pela manhã, quando entreguei um infocentro para a Associação que fica no bairro do Tapanã.
Ricardo disse que o infocentro é muito importante para a comunidade do Tapanã e que é a primeira vez que um governante tem a coragem de inaugurar uma obra tão importante para os moradores pobres que precisam de internet, de educação e de sentir como gente, com respeito, com igualdade. De escolher um bairro da periferia para colocar computadores, internet e instrutores, tudo gratuito para a população.


Mônica segredou que ora por mim todas as noites, para que Deus continue me dando forças para mais e mais eu poder olhar pelo povo do Pará, justamente os que mais precisam. Fico muito grata a todos que rezam e oram por mim, pelo governo, pela família e retribuo esse carinho ajudando a melhorar a vidas pessoas e investindo na organização dos centros comunitários, associações, igrejas, sindicatos, assentamentos.
É lá, aonde o povo está, que chegam as políticas públicas e para entregá-las faço essa maratona pela inclusão social. Hoje, foram 2 infocentros (Tapanã e Eletronorte) e uma base de segurança cidadã para os moradores do Tapanã.


(Fotos: Lidiane Martins, da equipe do blog)

3 comentários:

direitosparatodos disse...

Obrigado, Ana Júlia, por levar a inclusão digital ao Tapanã, e possibilitar que se amplie a inclusão social neste bairro distante cerca de 15 Km do centro de Belém, mas que tem uma importante enorme pra cidade, não só pela zona portuária, tráfego de mercadorias e indústrias, órgãos públicos que lá existem, mas pelo seu povo sofrido e lutador que mora no Tapanã.


Acompanho os sonhos desse povo há um bom tempo, desde os tempos de criança quando visitar minha vó e tias. Há décadas o Tapanã padece de ausência do Estado em termos de políticas públicas, só vindo algumas ações de forma bem pontual ao bairro: poucas vias asfaltadas, posto de saúde abandonado, segurança ainda precária...Mas com a chegada desse infocentro e a base da segurança cidadã renovam a esperança de dias melhores para a população do Tapanã.

Mas a senhora viu e percebeu que nossas ruas não são todas asfaltadas, não temos rede regular de água e esgoto, além de habitação digna. Sei que parte da responsabilidade é da prefeitura (detalhe: o asfaltamento da 3.ª Rua, esta onde está localizado o infocentro, foi aprovado no OP de 2000, quando o PT estava à frente do munícipio, mas até hoje nada. E o povo sempre lembra disso), mas o Estado pode contribuir também a com a melhoria do bairro, ainda mais agora com a importância do Ação Metrópole para Belém, especificamente a Artur Bernades que cruza o nosso bairro.
Falo nisto pois penso que as vias internas de acesso do Tapanã poderiam servir também de escape para a Av. Augusto Montenegro, Rodovia do Tapanã e Rua Yamada. Bom, aí é outro projeto e luta, mas o contato está aberto para dialogarmos entre os poderes executivo e legislativo em prol de tais melhorias.

ps.: minha mãe ficou especialmente emociada com a entrega, sua presença e dos demais integrantes do governo. Ela tirou várias fotos de ontem, e em breve porei em meu blog.

Me despeço esperando novas ações que mudam a nossa realidade como esta, e que possa, Ana, ainda mais cuidar das pessoas pois realmente esta é a maior obra que o Estado pode deixar.

Desculpe a extensão do comentário.
Obrigado

Ricardo Melo
advogado
vizinho do novo infocentro

bjus

Anônimo disse...

nossos do barreiro agradecemos o inforcentro da eletronorte, mas a igresa do santissimo redentendor no meio do barreiro na passagem stelio marija tem um predio q pode ser sedido pela paroquia do perpetuo sorroco que por ser um inforcentro dentro do barreiro e vai atender muito mas os jovens que estao indo para o crime, gostariamos de ter esse inforcentro aqui. mas desde ja obrigado por te criado o bolsa trabalho pela ela ja tem ajudado muito nosso juventude daqui do barreiro apois o fim da bolsa escola da prefeitura do pt. no aguardo. Att. mov. jovem Despertai-vos e ass. de moradores do bairro (pass. mirandinha s/n esquina com a umarizal)

Blog Ana Júlia disse...

Sobre solicitação de infocentro da Passagem Stélio Maroja:

as associações precisam solicitar direto ao Prodepa que faça uma visita à associação. Se estiver tudo regularizado e a associação estiver em condições, colocaremos na fila de prioridades.
Precisa pedir a visita.
Nós queremos que os infocentros sejam um ponto de apoio e conhecimento para a nossa juventude.
Grande abraço,