Pesquisar este blog

domingo, 24 de janeiro de 2010

Ação Metrópole (III): após 20 anos, será entregue em maio deste ano

Fico feliz em relembrar a trajetória das primeiras reuniões para tirar do papel o Ação Metrópole, de dar o primeiro passo de uma longa e frutífera jornada.

Fomos buscar no BB os R$ 131 milhões para financiar as três primeiras obras da primeira etapa e entregaremos até maio o Elevado da Júlio César, com um trevo de quatro pétalas; a nova avenida Independência, e a revitalização da Arthur Bernardes.

Para concluir a primeira etapa até o final deste ano, estamos negociando com a Caixa e o BNDES os R$ 189 milhões para o prolongamento da João Paulo II, a duplicação da Perimetral e o túnel que interligará a Dr. Feitas à Perimetral, atravessando a Almirante Barroso.

Depois, a segunda etapa - Essas obras são essenciais para viabilizar a segunda fase do projeto, a abertura dos corredores exclusivos para o transporte coletivo na BR-316 e nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro.

A nossa meta é entregar o sistema integrado de transporte operando até o final de 2013, com o bilhete único que permitirá ao usuário pagar só uma passagem, mesmo que ele precise pegar mais de uma condução para chegar ao seu destino.

Já coloquei essa fase no PAC 2, e entreguei 20 propostas de desenvolvimento do Pará ao ministro Padilha, ontem, em Belém (falarei logo mais sobre detalhes da conversa com Padilha aqui no blog).

Então, no transporte, na habitação, no saneamento, na água e em muitos outros setores há uma série de demandas sociais que nos unificam, PT e PMDB.

Às vezes é muito fácil que as dificuldades conjunturais nos dividam, mas como dizia Tancredo, não podemos nos dispersar.

Tenho fé que, com paciência e responsabilidade, haveremos de superar as naturais divergências. E uma certeza me acompanha: vou continuar trabalhando para produzir a mudança que o povo do Pará tanto precisa e que começa a surgir, em todo o Estado.

Nenhum comentário: