Pesquisar este blog

domingo, 24 de janeiro de 2010

20 projetos para garantir o futuro do povo do Pará. É o PAC 2.

De passagem para Macapá, ontem, o ministro Alexandre Padilha me fez uma visita, quando apresentei a ele os 20 projetos para o desenvolvimento do povo do Pará e que serão incluídos no PAC 2, o vigoroso Programa de Aceleração do Crescimento coordenado pela ministra Dilma Rousseff, Governo Lula.

O PAC é o responsável pelo Brasil ter segurado o vendaval da crise financeira mundial e também do país ter hoje um planejamento de longo prazo que traz casa própria, luz, água tratada, portos, hidrovias, hidrelétricas, ferrovias, progresso com inclusão social.

Conversamos muito, eu e Padilha, companheiros e amigos que somos. Ele, um apaixonado por Santarém e pelo Pará. Ou seja, junta a identidade da política e do amor do nosso Pará.

Estamos construindo o presente e garantindo desde agora um futuro para as próximas gerações.

Os 20 projetos - água para 400 mil famílias; aeroporto de Marabá e Santarém; mais casas em municípios com mais de 50 mil habitantes; o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu; a 2a e 3a. etapas do Ação Metrópole, com bilhete único e terminais; mais infocentros e pontos públicos com sinal livre de internet; gasoduto Belém-Marabá.
Estes são os 20 projetos:
  1. Ferrovia Norte Sul até Barcarena
  2. Terminal II em Barcarena, com 8 (oito) berços
  3. Terminal de regaseificação em Barcarena
  4. Gasoduto Belém-Marabá
  5. Porto de Espadarte
  6. Porto de Marabá
  7. Porto de Vitória do Xingu
  8. Cinco hidrelétricas no Tapajós
  9. Hidrelétrica de Marabá
  10. Federalização da PA-150
  11. Aeroporto de Santarém
  12. Aeroporto de Marabá
  13. Terminal multimodal no Porto de Santarém
  14. PDRS do Xingu
  15. Ampliação do Programa Navega Pará, garantindo maior abrangência e velocidade
  16. Projeto de urbanização integrada, com habitação, saneamento, pavimentação, atendimento básico de saúde (UPA), infocentro, creche, posto de segurança, Praça da Juventude.
  17. Projetos Habitacionais para o Programa Minha Casa Minha Vida, para cidades com mais de 50 mil habitantes
  18. Quatrocentos mil novas ligações de água.
  19. Segunda Etapa do Projeto Ação Metrópole: prolongar a avenida João Paulo II até Marituba, duplicação da Perimetral e construção do Túnel sob a avenida Dr. Freitas.
  20. Terceira Etapa do Projeto Ação Metrópole: Intervenção nas avenidas Almte. Barroso e Augusto Montenegro, criando um Sistema de Transporte e Trânsito integrado na Região Metropolitana de Belém que inclui a construção de terminais de integração de transporte coletivo.


3 comentários:

J. Pinto Durão disse...

Ana Júlia,
Todo apoio ao PAC!
Já te linkamos no nosso blog, linka a gente aí, ok?
abraços

Lafayette disse...

Ana Júlia, não entendi... gasoduto de Belém até Marabá? Você poderia explicar melhor isso? Temos gasoduto chegando em Belém? E, aproveitanto, tens previsão de quando teremos GLP nos postos, em Belém?

*E, vai um recado de um leigo, que não sabe muita coisa, mas, POR FAVOR, nem você, ou quem vier no futuro, e, porventura, ler isto aqui: NÃO JOGUEM DINHEIRO PÚBLICO FORA NO TAL DO "PORTO DO ESPADARTE".

É impossível, inviável, economicamente inviável, ecológicamente inviável, 'navegavelmente' (sic - credo!) inviável, geograficamente inviável, geologicamente inviável.

Sei que tem uma pá de político da região interessada pela implantação do Porto, até de boa fé, como se o porto fosse a salvação da lavoura pra'quelas bandas (como é normal, quando um investimento estatal de larga monta, vira a mira pra uma determinada região)... mas, vá fundo num estudo acurado de viabilidade...

Anônimo disse...

Parabéns Governadora. Seu modo de governar está trazendo para a nossa população em apenas 03 anos coisas que o povo esperou durante anos e anos. Somente quem ganhou uma casa com banheiro dentro é que sabe valorizar seu governo. Parabéns, e que Deus a livre dos inimigos que tramam pela sua derrota. Confie, Deus está sempre com a Senhora. Um abraço.